No Expreview eles fizeram um interessante resumo, no modo de uma tabela comparativa, dos overclocks realizados por diferentes sites espalhados pela web das novas VGAs da NVIDIA e AMD, a GTX 275 e a Radeon HD 4890. O modelo utilizado ainda é um baseado na placa de referência, e isso quer dizer que com um melhor sistema de dissipação talvez os valores mostrados aqui possam aumentar.

As velocidades por default da ATI 4890 e da GTX 275 são, respectivamente, de 850MHz e 975MHz (núcleo e memória) e 633MHz, 1134MHz e 1404MHz (núcleo, memória e shaders). Com os valores por default nas mãos, nós podemos ver que as velocidades da ATI HD 4890 podem aumentar até os 973MHz (núcleo), o que significa um aumento de 14,7%, enquanto que sua memória pode chegar aos 1125MHz (4500MHz efetivos), o que representa um aumento de 16%.

Quanto a GTX 275, o núcleo chega no comparativo a 722MHz, o que sugfere um aumento de 14%, enquanto que a memória consegue atingir os 1267MHz (um aumento de 12%) e os shaders os 1593MHz (um aumento de 13%). No entanto, é preciso destacar que estes números e porcentagens se baseiam nos valores médios obtidos. Portanto, parece que nós estamos outra vez diante de um empate em termos de % de overclock. Agora só nos resta saber se as duas arquiteturas melhoram a sua performance na mesma proporção.

Bem, vendo que o modelo usado se baseia, como nós já comentamos acima, no design de referência das duas companhias, estes números são muito bons e nos deixam curiosos quanto às velocidades que um modelo com melhor refrigeração ou com modificações no PCB, maiores voltagens e nas mãos de um fanático do overclock, poderá alcançar.
Para os fanáticos por games que estão procurando uma boa placa, sugiro que pesquisem bem, existem varios modelos, e essas comparações ajudam muito na hora da escolha.
Fonte: ForumPcs

Anúncios